Foi com grande prazer que, nos dias 18 e 19 de outubro de 2014, na cidade de Santa Isabel, o mestre Washington Fonseca e os membros do Núcleo São Paulo Brooklin de Ving Tsun (Wing Chun) e seus familiares tiveram o prazer de receber a visita dos lideres do Clã Moy Yat Sang, mestre Leo Imamura e sua esposa sra. Vanise Imamura, em um fim de semana de estudos, integração e desafios.
Ving Tsun
A visita dos líderes, que ocorre todos os anos, tem como finalidade criar um ambiente que propicie experienciar o Kung Fu em um nível mais profundo do que a prática no dia a dia possibilita.
A família Moy Wah Sing Ton experimentou um desafio diferente esse ano. Ao desestruturar o padrão das visitas anteriores, nas quais o convívio, a recepção e a acomodação dos participantes aconteceu em ambientes bem estruturados e minuciosamente preparados para o transcorrer das atividades, no evento desse ano, a Vida Kung Fu foi vivenciada de uma maneira muito mais intensa.
Entre organização e preparo das refeições, bate-papos, atividades e práticas marciais, os membros do Núcleo São Paulo Brooklin vivenciaram uma experiência completamente diferente do que já havia ocorrido nos demais anos ao se dividirem em grupos para apoiar os demais praticantes e familiares em atividades que não lhes eram costumeiras.
A proposta feita pelos membros do Núcleo ao mestre Leo Imamura foi um grande desafio: como administrar a crise em meio ao caos. Ao longo do evento, momentos de stress se misturavam com satisfação, de alegria com ansiedade, de relaxamento com atenção, dentre outros, proporcionando a todos descobertas e experiências de desenvolvimento humano valiosas.
Além disso, todos passaram por novos desafios. A cozinha, por exemplo, mediante a liderança da mestranda Sisok Cristina de Azevedo (Moy Ma Lai A), foi o ápice da desestruturação, antecipação e preparo, na qual os membros receberam o desafio de preparar uma refeição tão importante como o almoço, vivenciando na pele o gerenciamento de uma crise.
Com o passar do tempo, todos foram capazes de administrar o tempo, conseguindo, então, integrar o conhecimento adquirido e já o colocando em prática em diferentes ocasiões.
A organização das barracas e de toda a infra-estrutura envolvida para a garantia de um sono tranquilo, para aqueles que acamparam, foi uma ótima demonstração de como o grupo conseguiu se organizar de maneira eficiente e lidar bem com os insetos, o barulho do ambiente e as condições climáticas.
O encerramento no domingo ocorreu em um clima muito agradável e descontraído, ao lado de uma churrasqueira e uma mesa longa, em que todos se sentaram como uma grande família Ving Tsun que são. Assim, cada pessoa compartilhou com o grupo seus aprendizados e insights valiosos que levaram dali para uso em suas vidas.
Esse ano, o desafio abriu novas oportunidades. O crescimento e comprometimento de todos foi evidente e a chama acesa por esse evento já deixou todos ansiosos para a preparação do próximo em 2015.