Sistema Ving Tsun
Ving Tsun (Wing Chun) é um Sistema de Kung Fu. Conhecido mundialmente por ser o estilo de Kung Fu praticado por Bruce Lee. É atribuído a fundação desse Sistema a Yim Ving Tsun em seis domínios: Siu Nim Tau, Cham Kiu, Biu Ji, Mui Fa Jong, Luk Dim Bun Gwan e Baat Jaam Do.
Na China antiga, a arte na elaboração de listas para o desenvolvimento do Kung Fu se dava nas mais variadas áreas como: pintura, música, artes marciais etc. O emprego de dispositivos corporais é uma ferramenta poderosa para a percepção dos sinais mais sutís e fluída de uma tendência. É sabido que quem antecipa uma determinada tendência obtem grandes vantagens.
A valorização da simbologia do Combate é muito antiga na China, como uma experiência de premência de morte, nos traz a possibilidade de significar e ressiginicar cada experiência vivida.
Esses dispositivos corporais de combate simbólico, concebidos a partir da conduta feminina, chi jit, nos traz a possibilidade de desenvolver capacidade de adaptação que transforma a força do do adversário no potecial a ser explorado. Na dinâmica fluída da relação surge imúneras possibilidades a serem exploradas.
Os Níveis do Sistema Ving Tsun
O Sistema Ving Tsun tem 6 níveis que não siginifica uma limitação em sí, mas a capacidade de ir até ao extremo da mudança, ou seja, de exploração de todas as possibilidades de uma tendência.
Concebidos pela Yim Ving Tsun esses domínios são: Siu Nim Tau, Cham Kiu, Biu Ji, Mui Fa Jong, Luk Din Bun Gwan e Baat Jaam Do.
Siu Nim Tau – O primeiro domínio do Sistema Ving Tsun (Wing Chun) é o mais importante, pois estabelece toda a base da arte. Apresenta a noção de linha central, entendendo que a ocupação do centro permite uma vantagem estratégica. O posicionamento consciênte através de alavancas consiste em si um potencial de força.
Cham Kiu – Uma vez incorporado a noção da linha central, o desafio está no ajuste constante na variação da distância na manutenção do centro. O estabelecimento de uma ponte com o adversário traz a possibilidade da antecipação dos movimentos. A coordenação das pernas e braços na busca do equilíbrio do corpo.
Biu Ji – Esse domínio prepara para as emergências. Após a perda, recuperar o centro com a anergia apropriada e no tempo certo.
Mui Fa Jong – Uma vez tendo acesso a trilogia fundamental, a prática com os aparelhos: Muk Yan Jong e Geuk Jong possibilitam o refinammento das habilidades desenvolvidas dos domínios anteriores.
Luk Din Bun Gwan – Iniciando as armas do Sistema Ving Tsun (Wing Chun), a configuração estratégica do bastão longo trabalha a capacidade de antecipar as tendências.
Baat Jaam Do – O último domínio com o uso das facas, traz a capacidade de se adaptar a todas as possibilidades da mudança.
Sistema de Kung Fu para a Vida
Compreender como explorar a disposição dessas listas clássicas da antiga china é uma arte em extinção. Daí a importância de um Mestre Qualificado para conduzir o praticante através de uma vivência prática no intuito de incorporar esse conhecimento.
Uma vez incorporado, o praticante transporta para vida os conteúdos vivenciados. Tendo o combate como uma metáfora dos relacionamentos. Dentro de um fluxo contínuo onde a intuição e a racionalidade, nos conduz a uma refinada percepção diante de uma decisão onde temos o dilema de decidir em frações de segundos se avançamos, recuamos ou permanecemos diante de uma situação.
Daí a importância na escolha de uma Família Kung Fu que pertença a uma linhagem que traz consigo uma expertise de centenas de anos na transmissão dessa arte. Tão importante como o que aprender é como aprender, ou seja, como ter acesso a esse conhecimento que vem de geração em geração, sendo testado e preservado ao longo de séculos.
Se você quer vivenciar o Sistema Ving Tsun, reside ou trabalhe nos bairros do Brooklin Velho, Brooklin Novo, Campo Belo, Morumbi, Moema, Vila Olímpia, Itaim, Vila Nova Conceição entre em contato e agende uma visita.