Academia de Arte Marcial em São Paulo
Quando alguém têm interesse em fazer uma Arte Marcial, a primeira iniciativa é procurar por uma academia no bairro onde mora ou trabalha. O fator tempo é algo que pesa muito nessa escolha, pois a cidade de São Paulo tem um trânsito muito desafiador. É muito comum, esses locais oferecerem mais de uma modalidade.
Os motivos pelos quais as pessoas procuram uma academia são inúmeros: saúde, perder peso, defesa pessoal, obter segurança emocional, qualidade de vida só para citar alguns. Tem também quem procura uma academia para ganhar massa muscular, definir corpo para fins estéticos e de saúde.
Ao longo da minha carreira com mais de 25 anos de experiencia, conversei com várias algumas pessoas e ouvir relatos que elas não se identificavam com o ambiente das academias, muitas pessoas treinando ao mesmo tempo, reclamam do barulho, que o ambiente não favorece a concentração.
Benefícios na prática da Arte Marcial
Outra constatação é que elas gostariam de utilizar o corpo com atividades que possam agregar outros benefícios como, por exemplo: o desenvolvimento de múltiplas inteligências, melhorar a consciência corporal, compreender os conflitos internos, administrar e canalizar a agressividade de forma construtiva, paz interior, estudar e vivenciar uma filosofia milenar, ou seja, fazer uma única atividade que ative as mais diversas camadas de um ser humano.
Em qualquer academia ou escola de arte marcial ou qualquer outra modalidade é importante observar dois aspectos fundamentais para o desenvolvimento pessoal: a Ambiência Objetiva e Ambiência Subjetiva. Do que se trata isso tudo?
Ambiência Objetiva é todo aspecto físico, por exemplo o prédio, a sala, os materiais utilizados para a prática daquela modalidade, a decoração etc. Enfim entendo que tudo contido nesse pacote tem que comunicar algo, algo de forma coerente com o discurso e proposta daquela arte. Cada elemento da decoração tem uma história, faz parte de uma tradição e sem dúvida vai despertar uma oportunidade de aprendizado ou pelo menos deveria.
Já a Ambiência Subjetiva é feita de pessoas, é a atmosfera que se tem dentro da Ambiência Objetiva. Aqui o desafio é a coerência. Quantas vezes fomos a um banco com cadeiras bonitas e confortáveis, decorados com luxo e requinte, passando toda uma imagem de riqueza e poder, no entanto não nos sentimos bem tratados pelos profissionais envolvidos naquele atendimento.
Entendo que essa atmosfera deve ser criada por um profissional competente, que atua na vibração adequada para cada pessoa e momento tendo como objetivo o desenvolvimento do aluno.
Um ponto importante que dificulta uma prática regular é a conciliação de horários devido as grandes responsabilidades que acumulamos em nossa vida, por tanto o fator distância entre o a residência/trabalho e o local da prática se tornam algo fundamental na decisão.
Por esse motivo as escolas que oferecem aulas particulares com uma escala ampla de possibilidades, nos três períodos: manhã, tarde e noite ajuda na tomada de decisão. Além de que na aula individual é possível personalizar e direcionar para os objetivos e necessidades do aluno, ganhando tempo e qualidade, tendo assim um maior custo-benefício.
Me permita aqui fazer uma observação sobre administração de tempo e distância. Tenho dois alunos ativos que moram no estado do Ceará, para ser mais específico na região do Cariri. Um é educador e outro advogado. Vamos mais longe, tenho dois alunos que moram na Holanda especialistas em TI, também tenho alunos na grande São Paulo e bairros distante da minha escola que é no Brooklin Paulista cidade de São Paulo e todos com uma agenda muito desafiadora.
A pergunta é: o que faz essas pessoas que moram tão distante e muito ocupadas a continuarem estudando comigo? Por que elas conseguem administrar tempo e distância dentro destas circunstâncias e pessoas que moram próximo e no mesmo bairro da minha escola me fala que vai parar por que está sem tempo? Essa é sem dúvida uma questão profunda e que merece um longo texto para isso.
Mas o que percebo é quando nos conectamos de alma com uma arte e encontramos profissionais qualificados a distância e tempo se tornam relativos. Tem inúmeros exemplos para citar de pessoas super ocupadas e da forma brilhando de como administram seu tempo, mas deixaremos para um outro momento.
Minha sugestão é sempre agendar uma visita para conhecer a Arte, a Escola e os Profissionais (Metre e Tutores). Recebo diariamente muitos contatos de pessoas interessadas em praticar Kung Fu e na maioria das vezes só querem saber sobre preço, que é importante, mas tem outros fatores fundamentais.
Um deles é sobre afinidade e nos valores promovidos por essa escola e do futuro praticante, se aquilo que é apresentado vai de encontro as necessidades do novo aluno. Outro ponto de fundamental importância e a formação dos Mestres e Tutores, pesquisar a genealogia, de onde vem essa arte? Por quem passou até chegar nos dias de hoje? Esses transmissores tiveram uma formação sólida? Tem coisas que só podem ser constatadas frente a frente, aquilo que não é dito, mas sentido e que nos conecta com a nossa alma.
Conheça o nosso trabalho
Trabalho promovendo a transmissão do Sistema Ving Tsun (Wing Chun) focado nas necessidades individuais, as aulas são agendadas de acordo com a disponibilidade de horário de cada aluno, ou seja, aulas privativas.
Procurando uma Academia de Arte Marcial em São Paulo? O Núcleo Brooklin São Paulo está situado no coração da zona sul de São Paulo. Localizado de forma estratégica o Núcleo Brooklin está próximo de importantes bairros como Santo Amaro, Morumbi, Campo Belo, Moema, Vila Olímpia, Itaim e Vila Nova Conceição.
Agende uma visita para conhecer como essa sabedoria chinesa pode ser útil nos desafios do mundo atual.